segunda-feira, 19 de março de 2012

REPRESENTATION OF A HUMAN COPULA

REPRESENTATION OF A HUMAN COPULA

This Leonardo da Vinci was even someone beyond his time. How can one human being have achieved success in many different areas of knowledge?? The picture below illustrates part of the innervation and vascularization of the male sex organs. Leonardo da Vinci also wrote his name in the arts of drawing and painting as well and several branches of science.
(By Valdemir Mota de Menezes, The Scribe)


quinta-feira, 1 de março de 2012

HIBRIDISMO NA ARTE

O Escriba Valdemir Mota de Menezes leu este texto quando cursa Licenciatura em Biologia.

HIBRIDISMO NA ARTE

Profa. Me. Erika Karnauchovas


A palavra hibridismo a primeira vista pode assustar ao leitor.

O que se quer dizer com hibridismo na arte?

Para tal questão se faz necessário primeiramente buscar a origem de sua palavra. No Dicionário do Aurélio online (Disponível em: ) a palavra Hibridismo quer dizer:

s.m. O mesmo que hibridez. / Gramática Formação de palavras com elementos ou radicais de línguas diferentes. / Palavra assim formada: monóculo, do gr. monos (um) + lat. oculus (olho), é um hibridismo. (Disponível em: <http://www.dicionariodoaurelio.com/Hibridismo>)

E ainda o significado de Híbrido:

adj. e s.m. Diz-se de, ou animal ou vegetal que resulta de cruzamento: a mula é híbrido do asno e da égua. / Gramática Que é composto de palavras de duas ou mais línguas diferentes, como automóvel. / Fig. Em que há mistura de duas espécies diferentes: tinha uns belos olhos de cor híbrida. / Irregular, misto. (Disponível em: <http://www.dicionariodoaurelio.com/Hibrido>)

O Hibridismo na Arte é um assunto muito discutido hoje no que chamamos de Arte Contemporânea, a Arte de hoje.

Como foi colocado nas explicações acima do significado de hibridismo, cada vez mais se produz trabalhos em Arte que extrapola os limites de apenas uma linguagem e/ou cultural e/ou sociedade.

Para melhor exemplificar podemos ver o vídeo: http://youtu.be/UtEngE0JUKo

O vídeo que acabamos de assistir é um trabalho do artista Chelpa Ferro em que mistura experiências com música eletrônica, instalações tecnológicas, vídeos, imagens, elementos culturais étnicos em apresentações ao vivo e exposições. Dialoga com a música, dança, teatro, vídeo e cinema.

Podemos classificar o seu trabalho como Performance Arte ou Performance Híbrida, pois segundo Renato Cohen em seu livro Performance como Linguagem (2004):

[...] é impossível falar-se de uma linguagem pura para a performance. Ela é híbrida, funcionando como uma espécie de fusão e ao mesmo tempo como uma releitura, talvez a partir da sua própria idéia da arte total, das mais diversas – e às vezes antagônicas – propostas modernas de atuação. (COHEN, 2004, p.108)

Na atualidade, podemos dizer que a Performance Arte é a que explora o hibridismo em sua plenitude e abrangência.

A Performance Híbrida é a conexão que extrapola as diversas linguagens, culturas, sociedades para formar algo novo.

Vamos citar um exemplo para melhor definir o hibridismo na Performance Arte:

Esses espetáculos eram híbridos vibrantes, combinações de culturas diversas, como, por exemplo, o sári tradicional do Sul da Índia, feito com tecido xadrez, usado pela artista Maya Chowdhry em sua performance solo ou a calça esportiva de lycra e a camiseta de cores brilhantes usadas por um dançarino clássico de bharata natyam em uma das colagens coreográficas de Shobana Jeyasingh, elas próprias uma mistura de movimentos da dança indiana clássica e moderna. (GOLDBERG, 2006, p.201-202)

Na realidade a Performance Híbrida é uma linguagem em mutação, impossível colocar uma definição única para o que vem a ser se pensarmos em definições como: Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Cinema. Ela pode ser única ou não, de uma identidade ou de um grupo, pode ser multicultural, pode ser multimídia, mas com certeza ela é criativa por excelência e expressa algo que o artista – performer vivencia, vê, sente, percebe do mundo que o rodeia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.

DICIONÁRIO DO AURÉLIO ONLINE. Hibridismo. Disponível em: <http://www.dicionariodoaurelio.com/Hibridismo>. Acesso em Fev. 2012.

DICIONÁRIO DO AURÉLIO ONLINE. Hibrido. Disponível em: <http://www.dicionariodoaurelio.com/Hibrido>. Acesso em Fev. 2012.

GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

YOUTUBE. Chelpa Ferro Live Performance. Disponível em: <http://youtu.be/UtEngE0JUKo>. Acesso em Fev. 2012.