sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

IMPRESSIONISMO


O nome do movimento surgiu por causa de um quadro chamado Impressões: Sol nascente, que Claude Monet apresentou numa exposição, em 1874. Essa exposição foi organizada pelos pintores recusados pela Academia de Artes Francesa. Depois de visitá-la, um crítico de arte, indignado escreveu no jornal: "Selvagens obstinados, não querem terminar seus quadros, por preguiça ou incapacidade. Contentam-se com uns borrões que representam suas impressões. Que farsantes! Impressionistas!" (UNIMES - CURSO DE HISTÓRIA)


--------------------


O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.
Principais características da pintura:
* As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.
* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
* As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.
FONTE: http://seculodezenove.blogspot.com/


Abaixo assista um video sobre Obras Impressionistas ao som de piano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário