quinta-feira, 1 de março de 2012

HIBRIDISMO NA ARTE

O Escriba Valdemir Mota de Menezes leu este texto quando cursa Licenciatura em Biologia.

HIBRIDISMO NA ARTE

Profa. Me. Erika Karnauchovas


A palavra hibridismo a primeira vista pode assustar ao leitor.

O que se quer dizer com hibridismo na arte?

Para tal questão se faz necessário primeiramente buscar a origem de sua palavra. No Dicionário do Aurélio online (Disponível em: ) a palavra Hibridismo quer dizer:

s.m. O mesmo que hibridez. / Gramática Formação de palavras com elementos ou radicais de línguas diferentes. / Palavra assim formada: monóculo, do gr. monos (um) + lat. oculus (olho), é um hibridismo. (Disponível em: <http://www.dicionariodoaurelio.com/Hibridismo>)

E ainda o significado de Híbrido:

adj. e s.m. Diz-se de, ou animal ou vegetal que resulta de cruzamento: a mula é híbrido do asno e da égua. / Gramática Que é composto de palavras de duas ou mais línguas diferentes, como automóvel. / Fig. Em que há mistura de duas espécies diferentes: tinha uns belos olhos de cor híbrida. / Irregular, misto. (Disponível em: <http://www.dicionariodoaurelio.com/Hibrido>)

O Hibridismo na Arte é um assunto muito discutido hoje no que chamamos de Arte Contemporânea, a Arte de hoje.

Como foi colocado nas explicações acima do significado de hibridismo, cada vez mais se produz trabalhos em Arte que extrapola os limites de apenas uma linguagem e/ou cultural e/ou sociedade.

Para melhor exemplificar podemos ver o vídeo: http://youtu.be/UtEngE0JUKo

O vídeo que acabamos de assistir é um trabalho do artista Chelpa Ferro em que mistura experiências com música eletrônica, instalações tecnológicas, vídeos, imagens, elementos culturais étnicos em apresentações ao vivo e exposições. Dialoga com a música, dança, teatro, vídeo e cinema.

Podemos classificar o seu trabalho como Performance Arte ou Performance Híbrida, pois segundo Renato Cohen em seu livro Performance como Linguagem (2004):

[...] é impossível falar-se de uma linguagem pura para a performance. Ela é híbrida, funcionando como uma espécie de fusão e ao mesmo tempo como uma releitura, talvez a partir da sua própria idéia da arte total, das mais diversas – e às vezes antagônicas – propostas modernas de atuação. (COHEN, 2004, p.108)

Na atualidade, podemos dizer que a Performance Arte é a que explora o hibridismo em sua plenitude e abrangência.

A Performance Híbrida é a conexão que extrapola as diversas linguagens, culturas, sociedades para formar algo novo.

Vamos citar um exemplo para melhor definir o hibridismo na Performance Arte:

Esses espetáculos eram híbridos vibrantes, combinações de culturas diversas, como, por exemplo, o sári tradicional do Sul da Índia, feito com tecido xadrez, usado pela artista Maya Chowdhry em sua performance solo ou a calça esportiva de lycra e a camiseta de cores brilhantes usadas por um dançarino clássico de bharata natyam em uma das colagens coreográficas de Shobana Jeyasingh, elas próprias uma mistura de movimentos da dança indiana clássica e moderna. (GOLDBERG, 2006, p.201-202)

Na realidade a Performance Híbrida é uma linguagem em mutação, impossível colocar uma definição única para o que vem a ser se pensarmos em definições como: Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Cinema. Ela pode ser única ou não, de uma identidade ou de um grupo, pode ser multicultural, pode ser multimídia, mas com certeza ela é criativa por excelência e expressa algo que o artista – performer vivencia, vê, sente, percebe do mundo que o rodeia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.

DICIONÁRIO DO AURÉLIO ONLINE. Hibridismo. Disponível em: <http://www.dicionariodoaurelio.com/Hibridismo>. Acesso em Fev. 2012.

DICIONÁRIO DO AURÉLIO ONLINE. Hibrido. Disponível em: <http://www.dicionariodoaurelio.com/Hibrido>. Acesso em Fev. 2012.

GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

YOUTUBE. Chelpa Ferro Live Performance. Disponível em: <http://youtu.be/UtEngE0JUKo>. Acesso em Fev. 2012.

4 comentários:

  1. P















    Passei tudo no meu caderno,escrever é uma maneira mais fácil pra eu entender.

    ResponderExcluir
  2. PARA DISCUSSÃO
    Gosto de buscar muito os sentidos que emanam das manifestações humanas, as quais eu convivo e as que observo ao meu entorno. A performance discutida neste campo está situada na manifestação criativa que contrapõe os pressupostos que conceituam o que é arte. Performance é uma indisciplina que convoca as disciplinas para a construção da base que sustenta a sua idéia de "contra-arte". Entendo a performance mais em um campo organizacional que reage ao estado que não se pretende formal, porém que se constitui em forma que cria sentidos. Assim, percebo a performance como ação intermédia em: corpo presente, interatividade, interdisciplinaridade, efemeridade e não representação, o que configura os cinco elementos fundamentais para estudar o que vem a ser performance art. Ainda que possamos aplicar os conceitos de hibridez por analogia sintática para qualifica-la como um dos elementos que a constitui, o híbrido. O hibridez como referências entre cruzamentos de matrizes no seu processo de construção. A Performance vai além dessa categoria. (Ricardo Barreto Biriba, Professor de performance, Escola de Belas Artes UFBA).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunto a vc, se um espetáculo considerado primeiramente teatral, mas que mistura linguagens, como o Audiovisual e a dança é considerado Performance, pois se for, a grande dificuldade dos dias de hoje é definir o que não é performance.
      Aguardando a resposta, abraços.

      Excluir
    2. Pergunto a vc, se um espetáculo considerado primeiramente teatral, mas que mistura linguagens, como o Audiovisual e a dança é considerado Performance, pois se for, a grande dificuldade dos dias de hoje é definir o que não é performance.
      Aguardando a resposta, abraços.

      Excluir