sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ARTE EM SALA DE AULA

O ESCRAVISMO NO BRASIL


OBJETIVO: Ensinar os alunos como se desenvolveu a história do Brasil e as motivações que levaram os portugueses a possuir escravos, quais as condições de vida os escravos, a quem interessa o escravismo e o porque os negros e índios foram escravizados.

METODOLOGIA: Quando necessário usaremos recursos audiovisual, mas prezando sempre pelo discurso descritivo seguindo o plano de aula. Proponho duas alternativas para dar esta aula: Primeiro: o próprio professor abordaria os temas abaixo usando recursos lúdicos como forma de apresentação que faria parte do seu acervo pessoal de auxilar na transmissão do conhecimento, tais como vídeos, fotos, trabalhos em Power-Point, objetos e artesanatos relativo ao tema ou então iriamos para a segunda alternativa que seria mais educativa, porém, menos prática devido a complexidade, mas seria interessante elaborar o plano de aula sobre o tema com a participação máxima dos alunos em um trabalho escolar que abaixo exponho:


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES TRABALHADAS: Podemos separar a classe em grupos para trabalharmos o tema proposto, assim uma sala com trinta alunos, poderia ser divida em 6 grupos com cinco integrantes que iriam retratar o Escravismo no Brasil com os seguintes sub-títulos

Grupo 1 – Abordaria a captura de negros na África -
Grupo 2 – Abordaria a captura de índios no Brasil –
Grupo 3 – Abordaria a vida de escravos nas fazendas e senzalas
Grupo 4 – Abordaria as fugas e os Quilombos
Grupo 5 – Abordaria a vidas dos beneficiados pela escravidão
Grupo 6 – Abordaria a Abolição e as consequências

As formas de apresentação seriam com habilidades trabalhadas por cada grupo que utilizaria os seguintes recursos artísticos:

Exposição de fotos e gravuras
Video
Música
Desenhos
Miniaturas
Exposição de 0bjetos comum na época (artesanatos, cerâmicas)
Pintura em tela à óleo, guache e outros
Teatro

INTERDISCIPLINARIDADE: Na elaboração de uma aula com esta estrutura os alunos necessariamente terão conhecimentos de outras disciplinas como: geografia, antropologia, economia, e sociologia

PÚBLICO ALVO: Os alunos de 5a a 8a série seriam os mais visados pressupondo que tenham mais tempo e menos obrigações sociais, como trabalho remunerado

RECURSOS OU MATERIAIS DIDÁTICOS: Os livros didáticos seriam utilizados com base para o estudo do tema e recursos O recurso didático de estimular as pesquisas escolares feitas pelos próprios alunos é muito interessante, pois o aluno aprende a buscar o conhecimento por conta própria e quando vão apresentar em sala de aula, todos ensinam e todos aprendem, inclusive os alunos podem trazer conhecimentos que o proprio professor pode desconhecer. A apresentação de trabalho é um recurso didático que estimula e desenvolve outras habilidades nos alunos inclusive a retórica e a confiança de se expressar em público.









FORMA DE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO:os métodos clássicos de avaliar os alunos, na minha concepção são válidos e devem continuar sendo aplicados, tais como a prova objetiva, os trabalhos em grupos, mas durante as aulas o professor deve interagir com os alunos fazendo perguntas direcionadas a cada um dos alunos, logo após a exposição de uma aula, visando fazer uma avaliação informal da percepção de cada um. Desta forma o professor terá mais capacidade de detectar dificuldades de aprendizagem de algum aluno, direcionado sua atenção em ajudar o menos capaz a conseguir um índice de aprendizado que o possibilite avançar nos estudos. Acredito que a finalidade do professor não é eliminar o incapaz, isso a vida fora da escola tem seus métodos, muitas vezes até injusto, mas que castiga de certa forma dos que não quiseram estudar, mas o professor deve avaliar o grau de aprendizado dos alunos e ao perceber que alguém esta ficando para trás deve criar mecanismo para fazê-lo acompanhar o desenvolvimento dos demais, dando para o deficiente no aprendizado reforço de lição, leituras específicas e meios para que ele se supere.







CRONOGRAMA: Elaborar um plano de aula entre aluno de ensino fundamental, muitas vezes de nível sócio-econômico baixo, requer tempo e despesas que devem ser avaliadas pelo professor, se tal tarefa é viável. Uma vez avaliado as condições dos alunos em termo econômico e disposição de tempo, deve-se calcular quanto tempo será necessário para que o trabalho seja feito fora da sala de aula, quantas aulas serão necessárias para organizar e orientar os grupos e finalmente quantas aulas serão necessárias para expor o trabalho. Assim, a grosso modo, conforme trabalho exposto acima, acredito que seria necessário duas aulas intercalas para tratar das diretrizes do trabalho, mais três aulas para apresentação dos trabalhos e mais uma ou duas para troca de experiência e reflexão sobre os trabalhos expostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário